Passar para a navegação primária Passar para o conteúdo Passar para o rodapé
Regressar a Blog Experience

À Caça no Poço

Garajau-comum

Sterna hirundo

O Garajau-comum é uma ave migratória que nidifica nos Açores, chegando ao arquipélago no final de Março vindo do hemisfério sul onde passa o inverno. Preferem caçar em águas calmas, baías relativamente abrigadas ou em alto mar normalmente a menos de 5km do local de nidificação, alimentando-se de pequenos peixes.

Casal de Garajaus - Ilha das Flores

Mas neste caso o casal decidiu que este era um bom local para nidificar. Situado no Poço, ou Poço do Ferreiro como é designado hoje em dia, com zona de pesca “à porta de casa”, águas calmas mesmo em dia de mar mau e com água doce com abundância para os seus banhos ou para se hidratarem.

Mergulho do Garajau - ilha das Flores - Açores

Depois de sobrevoar o Poço à procura de alimento, muitas vezes planando à espera da melhor oportunidade, lança-se a pique em direção à presa escolhida.

Garajaus - Ilha das Flores - Açores

Após um mergulho bem sucedido decide voltar em direção ao ninho com a sua caça, o que por vezes requer manobras mais astutas sobretudo quando a presa dá luta.

Caça - Garajaus - Ilha das Flores Açores

Neste caso o Garajau oferece o peixe à fêmea, pratica comum durante os rituais de acasalamento, após a eclosão dos ovos ambos iram partilhar a alimentação das crias.

 

Por: Franciso Pimentel – Guia da Experience OC

  • Publicado em: