Passar para a navegação primária Passar para o conteúdo Passar para o rodapé
Regressar a Blog Experience

As festas do Espírito Santo nos Açores – Leandro Martins

Por todas as 9 Ilhas dos Açores, no mês de maio começa-se as preparações ao Divino Espírito Santo. Teve os seus primeiros registros nos séculos XIV (14) e XV (15) aquando da construção da Igreja do Espírito Santo, a Rainha Isabel estabeleceu a comemoração em que coroava os mais pobres sendo depois acompanhada por uma festa.

Todas as freguesias têm pelo menos um Império ou Casa do Espírito Santo, lugar onde se encontra a(s) coroa(s) de prata que presidem as cerimónias e também todas as atividades religiosas relacionadas com as festividades, durante as sete semanas. Possui sete séculos de existência, sendo comemorada na sétima semana depois do Domingo de Páscoa ou Pentecostes, onde há uma grande festa com as Sopas do Espírito Santo oferecidas a todos. É celebrada em Portugal, Brasil e Estados Unidos.

 

a close up of a sandwich and a bowl of food

É popular e tradicional nos Açores, a sua comemoração envolve o sentido de comunidade e união típico da nossa cultura Açoriana, o ato de dar o pão na Festa teve origem com a doação de comida aos pobres pela Rainha Isabel na intenção de proteger os habitantes.

 

Créditos: 

Foto Sopas do Espírito Santo: https://agendacores.pt/19-sabores-acorianos-que-tens-mesmo-de-provar/

Foto Coroa do Espírito Santo: https://www.igrejaacores.pt/festas-do-espirito-santo-em-selo-comemorativo/

 

  • Publicado em: