Passar para a navegação primária Passar para o conteúdo Passar para o rodapé
Regressar a Blog Experience

Ilha das Flores – 12 locais a não perder!! (2º parte)

A ilha das Flores tem dezenas de spots obrigatórios, mas caso não tenhas tempo para visitar todos eles aqui seguem os 6 locais em falta para completar os 12 que selecionamos para tu visitares:

 

7 – Rocha dos Bordões (Formação única)

Este local foi durante muitos anos a principal referencia em termos turísticos da ilha, hoje continua a ser um local de paragem obrigatória, tanto para entendidos em geologia como para qualquer um que aprecia um monumento natural de beleza inconfundível. Esta formação geológica corresponde a uma disjunção prismática ou colunar, associada ao arrefecimento de uma escoada lávica. As colunas têm cerca de 20 metros de altura, encontrando-se bastante bem preservadas. Este geosítio é prioritário para as estratégias de geoconservação do Geoparque Açores, possui relevância nacional e interesse científico, pedagógico e geoturístico.

Este spot faz parte dos nossos tours Maravilha Verde Experience e Lagoas e Sul da Ilha das Flores. Também faz parte da nossa caminhada com guia o Ruinas Experience.

8 – Miradouro do Portal (Portal para o Paraíso)

É consensual (mesmo pelos habitantes da ilha) que o lugar mais impressionante das Flores é todo o vale que começa neste miradouro e acaba já para lá da Ponta da Fajã Grande. Quando aqui páras pela primeira vez faltam palavras para explicar o que se sente. Provavelmente é uma mistura de deslumbramento com espanto, com uma pitada de emoção. Daqui consegues ver a Fajazinha, Fajã Grande e Aldeia da Cuada, e como se não basta-se ainda consegues ver as Cascatas da Ribeira Grande e da Ribeira do Ferreiro.

Este spot faz parte dos nossos tours Maravilha Verde Experience e Cascatas e Norte da Ilha das Flores. Também faz parte da nossa caminhada com guia o Ruinas Experience.

a person standing on a rocky hill

a herd of sheep grazing on a lush green hillside

9 – Miradouro do Ilhéu de Maria Vaz (Escarpa Impressionante)

Para chegares até aqui já tens de ter noção daquilo que queres ver, já que normalmente não faz parte dos principais roteiros turísticos da ilha. Este local permite-te ter uma visão muito ampla das fantásticas escarpas do norte da ilha e ainda consegues ter uma visão perfeita do Farol do Albarnaz e do Corvo, já para não falar do ponto de vista diferente que tens do ilhéu do Monchique (ponto mais ocidental da Europa). Mas esta parte da ilha (Ponta Delgada) esconde muitos locais como estes.

Este spot faz parte do nosso tours Maravilha Verde Experience.

Two women standing on a path along the coast and watching at the sea

10 – Miradouro do Pico do Meio dia  (Mistura Perfeita entre Flores e Corvo)

Quando estás a começar a explorar o extremo norte da ilha, deparas-te com um miradouro com uma pequena capela. Neste local tens uma vista simplesmente maravilhosa sobre Ponta Delgada e com a vizinha ilha do Corvo mesmo em frente. A grande vantagem deste miradouro em relação aos que encontras na estrada é que este dá alguma privacidade e menos “ruído” visual para tirares aquela foto, que uns dias mais tarde, vais mostrar orgulhosamente aos teus amigos. =)

Este spot faz parte dos nossos tours Maravilha Verde Experience e Cascatas e Norte da Ilha das Flores. 

 View from an elevated point onto green fields and the sea

11 – Miradouro do Ilhéu Furado  (Um Segredo Chamado: Ponta Ruiva)

Quantos são aqueles que outrora visitaram a ilha das Flores e simplesmente não passaram por aqui, ora porque não tinha muita sinalização ora porque o tempo não era muito e tinham de fazer o essencial. Bom, para estes últimos temos a dizer que torna-se essencial passar pela Ponta Ruiva, e porquê? Primeiro porque tem o Museu Machado, um pequeno espaço privado, mas ao acesso de todos os que queiram saber um pouco mais sobre as vivências desta pequena ilha isolada no Atlântico norte. Depois porque tem um dos miradouros mais bonitos da ilha das Flores, onde consegues vislumbrar o Ilhéu Furado e um pequeno vale que outrora já foi de grande produção hortícola.

Este spot faz parte dos nossos tours Maravilha Verde Experience e Cascatas e Norte da Ilha das Flores.  Também faz parte da nossa caminhada com guia o Curso da Água Experience.

a large body of water

 

12 – Filão dos Frandes  (Formação Impressionante)

Esta é uma formação geológica verdadeiramente impressionante, dá ideia de uma muralha colocada ali para proteger de uma qualquer invasão, seja ela humana ou natural. Este tipo de estrutura subvulcânica  corresponde a uma intrusão magmática, que se forma quando uma fenda, ou fratura, é preenchida por magma que solidifica em profundidade. Para além de puderes tirar uma foto brutal (principalmente com uma grande angular) daqui podes ainda vislumbrar a vila das Lajes lá bem em baixo. Este local, também faz parte dos Geosítios da ilha desta feita  com relevância regional e interesse científico, educacional e geoturístico.

Este spot faz parte do nosso tour Lagoas e Sul da Ilha das Flores.  

  • Publicado em: