Passar para a navegação primária Passar para o conteúdo Passar para o rodapé
Regressar a Blog Experience

Ilha das Flores – Melhores spots para tomar banho?

Incluímos nas nossas sugestões uma mistura de lugares mais reservados da ilha das Flores para ir a banhos e em que o contacto com a Natureza se destaca. Aqui ficam 5 dos melhores lugares para ir a banhos na ilha das Flores, Açores:

 

1º – Fajã Lopo de Vaz

Começamos pela Fajã Lopo de Vaz, classificada como Geossítio, sendo uma fajã detrítica resultante da acumulação de sedimentos, este foi dos primeiros locais da ilha a serem habitados e com nome proveniente de um dos povoadores iniciais.

É necessário realizar uma caminhada de 3,5 km para aceder ao local e é pelo mesmo caminho que posteriormente regressa ao ponto de partida pois não há outro acesso á Fajã a não ser por mar. Encontra-se praticamente abandonada, privacidade não será um problema.

Ao chegar ao nível do mar irá deparar-se com as primeiras habitações e com a praia de areia negra e pedra, aproveite e vá dar um mergulho. É possível pernoitar pois lugar não será um problema e existem zonas boas para a pratica do campismo. De resto é disfrutar ao máximo o clima da fajã e explorar os arredores da mesma.

a close up of a hillside next to a body of water

a herd of sheep standing on top of a rocky mountain

2º – Piscinas Naturais em Santa Cruz

São um conjunto de piscinas naturais com origem num acidente geológico de origem vulcânica com águas límpidas e pouco profundas permitindo nadar na companhia de algumas espécies de peixes.

Localizam-se na vila de Santa Cruz das Flores, junto à marginal, tem estacionamento para automóvel, um café acima das piscinas caso precise de algo para se refrescar e o parque de campismo com chuveiros e casas de banho se optar por acampar. O acesso faz-se por umas escadas que encontra assim que chega ao local.

Este é um dos locais de referência na Ilha das Flores para a prática balnear.

a close up of a rock next to a body of water

Foto de Carlos Mendes

3º – O Poço Redondo

Localizado na pacata freguesia da Fazenda mais concretamente no caminho da “Eirinha Velha” no concelho de Lajes das Flores, fica o nosso próximo spot. Após a paragem é necessário realizar uma pequena caminhada até chegarmos ao local.

Irá se deparar com o Poço Redondo alimentado com a água doce da ribeira, é um pouco mais fria que a água do mar, mas que em nada fica nada atrás no que toca à qualidade.  Também pode encontrar mesas, churrasqueiras e madeira de livre utilização a todos caso a sua ideia seja permanecer no local um bocadinho mais de tempo e/ou fazer um churrasco em família.

A combinação de privacidade e de um ambiente natural envolvente fazem deste local um dos mais bonitos para a prática de banhos principalmente para os mais reservados.

a river running through a body of water

a waterfall with trees on the side of a river

4º – Praia da Calheta

A nossa próxima escolha será a praia da Calheta localizada no concelho de Lajes das Flores.

A praia encontra-se perto da Zona Portuária sendo facilmente identificável. As dimensões da mesma não são grandes, sendo constituída de um areal em areia preta e alguma pedra típico das praias Açorianas, é um recanto calmo, mas igualmente bonita e com certeza que na companhia de outos florentinos.  Existem também sombreiros e churrasqueiras caso o plano seja passar um dia em família na praia.

É possível tomar um duche á saída, mas em água fria! Muito perto da praia encontra-se um bar caso precise de alguma coisa quer para beber quer seja para comer.

Pode ainda dar um salto ao Museu Baleeiro dirigido pelo “O Clube Naval de Lajes das Flores” responsável pela preservação do património e da memória histórica da Baleação, aproveite pois está todo o ano aberto ao público.

a group of people on a rocky beach next to a body of water

Foto de Sandrina Maltez 

5º – A Alagoa

Ao sair de Santa Cruz para o canto noroeste da ilha dirigimo-nos ao povoamento de Cedros, que fica sobre uma elevada falésia fazendo que que seja a freguesia que se encontra a maior altitude na ilha, será a nossa ultima paragem.  Já no Miradouro dos Cedros é possível se avistar vários rochedos e os ilhéus da Alagoa.

A grande maioria do caminho é realizada através de carro, existindo um estacionamento perto do local. Após a pequena caminhada irá se deparar com o parque de campismo existente assim como as churrasqueiras e casas de banho para uso pessoal em caso de necessidade.

Aproveite para explorar a área, desfrutar do local e dar um mergulho com vista uma privilegiada sobre o Corvo.

a close up of a rock next to a body of water a sunset over a body of water

 

Artigo escrito por: Leandro Martins

  • Publicado em: