Passar para a navegação primária Passar para o conteúdo Passar para o rodapé
Regressar a Blog Experience

Museu Fábrica da Baleia da Ilha das Flores

O museu está instalado na antiga Fábrica da Baleia do Boqueirão, na vila de Santa cruz das Flores. Era o principal ponto de transformação de cachalotes apanhados ao redor da ilha.

a sign in front of a building

Foi construída entre 1941 e 1944 pela companhia baleeira Reis & Flores, com Francisco Marcelino dos Reis e José Jacinto Mendonça Flores como sócios maioritários, e permaneceu aberta até 1984.  Mais tarde foi Comprada pela Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, serviu a autarquia até 1992.

a large building

O projeto de remodelação da fábrica no museu que conhecemos hoje permite a demonstração da sua coleção, a par da divulgação de uma atividade tão importante na historia dos Açores e da Ilha das Flores, oferecendo-lhe a possibilidade de conhecer todo o processo de caça e transformação da baleia desde os trabalhos relacionados à caça, avistamentos e posteriormente o seu desmancho em processo fabril.

a dining room table

Os botes baleeiros assim como equipamentos utilizados no aproveitamento do cachalote estão presentes no museu. A coleção contem amostras de produtos obtidos a partir do cachalote, permanecem também réplicas de embalagens de produtos finais transformados noutros locais do mundo que usavam como matéria-prima os produtos que saiam desta fábrica.

a man standing in front of a building

Artigo e fotos pelo Guia Leandro Martins

 

  • Publicado em:
Skip to toolbar