Passar para a navegação primária Passar para o conteúdo Passar para o rodapé
Regressar a Blog Experience

Aves dos Açores – Tentilhão-dos-Açores Fringilla coelebs moreletti

 Tentilhão-dos-Açores Fringilla coelebs moreletti

É uma subespécie do tentilhão-comum de Portugal continental sendo endémico dos Açores, as diferenças são mais visíveis em termos de coloração do que em termos morfológicos.

A sua observação é fácil devido a estar presente em praticamente todos os habitats , sendo que, é uma espécie predominantemente florestal mas muito avistada em terrenos abertos com pastagens visto que se alimenta de sementes, frutos e insectos. È comum ver-se bandos de tentilhões a alimentarem-se nas pastagens por vezes misturados com bandos de pardais domésticos (Passer domesticus) e podem dificultar a identificação ao longe no caso das fêmeas.

Tem um comprimento de 14-16cm semelhante ao tamanho do pardal, com um bico cónico e forte com cor-de-chumbo,  plumagem no macho destaca-se pelos tons cinzento-azulados, dorso esverdeado, com a face e o peito alaranjados. As fêmeas têm tons mais discretos onde dominam tons castanhos-acinzentados.

Ambos os sexos apresentam um padrão preto-e-branco nas asas, bem como branco na parte lateral da cauda, características que facilitam a identificação desta espécie em voo, o qual é vigoroso e ondulante.

 

Artigo e fotos pelo Guia Francisco Pimentel

  • Publicado em:
Skip to toolbar