Fanais Experience – Fajã Grande >Ponta Delgada – PR1
Hoje vou falar um pouco sobre o nosso trilho Fanais Experience, que fica dentro daquele que é o PR1, um trilho que oficialmente começa da Fajã Grande e acaba em Ponta Delgada, mas que nós decidimos alterar e renomear, tal como fizemos com os restantes trilhos da ilha. Hoje começamos por este, mas em breve vamos fazer o mesmo com os restantes trilhos da ilha das Flores e Corvo.
A razão porque recomendamos este trilho como aquele que deve fazer em primeiro lugar, deve-se ao facto que toda esta parte da ilha apenas é possível visitar por trilho, não dispõe de estrada de ligação entre Ponta Delgada e Fajã Grande. Para além de ser um trilho desafiante, pela questão técnica (principalmente na descida final), é um trilho que mostra uma parte da ilha que só assim podes descobrir.
O Fanais Experience ao contrário do trilho oficial tem início em Ponta Delgada e acaba na Fajã Grande, isto acontece porque acreditamos que o final do trilho é uma parte super importante para dar uma motivação extra, e acabar na baía da Fajã Grande com um banho no Poço do Bacalhau, é sem duvida uma motivação brutalíssima.
Começamos a nossa caminhada já perto do Farol do Albarnaz, até porque mais uma vez o trilho oficial tem inicio no centro de Ponta Delgada, mas a realidade é que desde da vila até ao inicio do trilho são mais de 5km em estrada, muitas vezes quente e sem pontos que justifiquem uma paragem.
Na primeira fase da nossa caminhada o desafio começa por ser interessante, porque começas logo a caminhar entre ribeiras que por norma são escorregadias e desafiantes para os melhores ténis de caminhada do mercado. Em seguida começamos a subir, as inclinações não são muito acentuadas, mas já conseguem aumentar ligeiramente o teu ritmo cardíaco. Depois de passar por pastos e muitas endémicas, chegas a um dos momentos apoteóticos do trilho, a vista para o Ilhéu de Maria Vaz com o Corvo e Farol do Albarnaz ao fundo, uma verdadeira tela.
A partir daqui já não te falta muito para começar uma descida épica, que começa em uma escadaria de madeira, que é demostração clara que este não é o trilho original, até porque há 10 anos atrás este trilho era usado pelas pessoas da Ponta da Fajã como caminho de passagem do gado para a zona de mato, por cima da rocha da Ponta de da Fajã Grande.
Agora começas a descer, e aqui tens a parte mais técnica do trilho, onde permanentemente tens de um lado a rocha escarpada e do outro a falésia, por vezes mais denunciada. Tens uma pequena passagem onde deves te segurar a uma corda, para que seja mais seguro, e logo de seguida começas a chegar aquele que é um dos momentos mais especiais do trilho, a chegada à Fajã Grande.
Já te falta pouco menos de 2km para chegar à recompensa final, um banho no Poço de Bacalhau.
No total o nosso Fanais Experience tem 7,5km, e para nós consideramos que tem um grau dificuldade 3, em uma escala 1-5, principalmente pela questão técnica na fase final do trilho. Este trilho é apropriado para pessoas de praticamente qualquer idade, mas que não sofram de vertigens. Em média fazemos o trilho em 4 horas, tendo em conta que paramos regularmente para fotos e para desfrutar.
Artigo pelo Guia Armando Rodrigues